Conhecimento: entenda melhor esse conceito - Mundo Educação (2022)

O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio. O conhecimento fascina a humanidade desde a Antiguidade, quando a Filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade.

Leia mais: Mito da Caverna: o que diz, interpretações e como se encaixa na atualidade

Significado de conhecimento

A palavra conhecimento tem origem no latim, da palavra cognoscere, que significa "ato de conhecer". Conhecer, no latim, também advém do mesmo radical "gno", presente na língua latina e no grego antigo, da palavra "gnose", que significa conhecimento, ou "gnóstico", que é aquele que conhece.

Conhecer é o ato de apreender, de ser capaz de abstrair leis do entendimento e entender algo. Conhecimento é o atributo de quem conhece, isto é, é aquilo que resulta do ato de conhecer, entender etc.

O conhecimento é possível apenas ao ser humano. Os animais, por outro lado, desenvolvem mecanismos de aprendizagem por meio da experiência prática e da repetição de experiências, porém o conhecimento complexo, efetivo e racional somente é apreendido por nós.

Isso ocorre porque o conhecimento bem estruturado que desenvolvemos só pode ser elaborado, organizado, codificado e decodificado pela linguagem e por nossos mecanismos racionais (linguagem e raciocínio são elementos necessariamente interligados, sendo impossível determinar qual tenha surgido primeiro no ser humano, visto que há uma interdependência entre ambos).

(Video) Epistemologia (teoria do conhecimento) - Brasil Escola

Saiba mais: Conheça os conceitos de linguagem, língua e fala

Quais os tipos de conhecimento

Desde que a linguagem foi desenvolvida, o ser humano busca mecanismos para conhecer e estabelecer relações entre o mundo e as suas experiências com ele, tentando desmistificar e entender a complexidade da existência. Por isso, desenvolvemos, ao longo de mais ou menos dez milênios, variadas formas de entender o mundo, o que atesta a existência de diversos tipos diferentes de conhecimento.

  • Conhecimento de senso comum

É um dos tipos mais abrangentes do conhecimento humano, pois está baseado nas vivências particulares e sociais, partilhadas por meio de trocas de experiências e das relações hereditárias. O conhecimento de senso comum parte da sabedoria popular e da manifestação de opiniões, podendo ter um valor e uma importância por estar intimamente ligado à formação cultural.

O conhecimento de senso comum também pode manifestar crenças e opiniões verdadeiras, porém é necessário ter cuidado com esse tipo de conhecimento quando se quer algo para se embasar e afirmar com certeza, pois o conhecimento de senso comum não requer nenhum tipo de validação ou método que ateste o seu sentido lógico racional ou a sua veracidade.

(Video) O que é conhecimento científico? - Brasil Escola

  • Conhecimento teológico

Esse tipo de conhecimento também habita a sociedade e os modos particulares da vida humana, visto que o ser humano busca a religião desde o início para explicar aquilo que é, até o momento, inexplicável. Podemos estabelecer duas marcas dentro do registro acerca do conhecimento teológico.

Uma delas é a religião em si, que o ser humano busca como forma de conforto e explicação "sobrenatural", e a outra é o registro da Teologia, enquanto um ramo do saber científico que tenta criar uma estrutura de fatos e elementos que compõem as religiões. O conhecimento teológico, enquanto religião em si, está baseado na fé pessoal que as pessoas manifestam e em elementos da própria religião, com escrituras, práticas, rituais, dogmas, crenças etc.

  • Conhecimento filosófico

A Filosofia surgiu como um conjunto de saberes necessários para questionar e, às vezes, complementar o conhecimento fornecido pelo senso comum e pela religião. A Filosofia é uma forma de estabelecer normas para a obtenção de um tipo de conhecimento mais seguro, assim como a ciência, mas não podemos dizer que o conhecimento científico acontece da mesma forma que o conhecimento filosófico. A Filosofia, nesse sentido, é a mãe de todas as ciências, pois ela foi a primeira a buscar uma maneira de conhecer as coisas com mais segurança.

Saiba mais: Tales de Mileto: o primeiro filósofo

  • Conhecimento científico

Esse tipo, por sua vez, deve ser rigorosamente testado e verificado, o que garante a ele maior veracidade. Isso faz com que busquemos a ciência para determinar formas válidas e corretas de pensamento, para que não caiamos no erro com facilidade.

É tarefa do cientista, sobretudo dos que trabalham com as ciências naturais, observar fenômenos, identificar problemas, formular hipóteses, testar para verificar as hipóteses formuladas, formular deduções e concluir a sua tarefa por meio da formulação de teorias.

(Video) Live #25 Princípios da Andragogia para treinamentos corporativos

Conhecimento para a Filosofia

A Filosofia lida, desde o seu surgimento, com a questão do conhecimento, visto que ela surge para apresentar uma nova forma de conhecer o mundo. Ao longo de sua história, os filósofos apresentaram diferentes teorias sobre o modo como o ser humano conhece e as formas de se conhecer.

Se levarmos em consideração o conhecimento na Antiguidade, Platão admite a existência de apenas dois graus do conhecimento: o sensível e o inteligível. O sensível, causado por dados oriundos dos sentidos do corpo, era inferior e enganoso, enquanto o inteligível era racional e superior.

Aristóteles estabelece uma mistura de vários graus diferentes do conhecimento que deve passar, necessariamente, pelo conhecimento sensível para que desperte na pessoa uma informação. As teorias desses dois pensadores influenciaram todo o debate sobre o conhecimento sustentado por filósofos posteriores.

As formas de se conhecer deram origem ao campo da Filosofia chamado Epistemologia, que formula as bases da teoria do conhecimento. Outra área que surge é a Filosofia da Ciência, que busca problematizar a questão do método e do conhecimento científico, proporcionando avanços para utilização da própria ciência.

Se considerarmos as questões históricas dentro da Filosofia da Ciência, temos o momento, na Modernidade, em que Galileu Galilei, pela primeira vez, dedicou-se a explicar a necessidade de se atingir um método para alcançar um conhecimento científico.

Porém, o embate acerca do conhecimento que mais marcou a Modernidade foi a querela entre empiristas e racionalistas. Os empiristas defendiam que o conhecimento é obtido apenas mediante a experiência prática e sensível, que por meio dos dados obtidos pelos órgãos dos sentidos e enviados ao cérebro produzem as ideias. Os principais empiristas que estão defendendo a experiência como modo de acessar o conhecimento verdadeiro são John Locke e David Hume.

(Video) A importância do Planejamento

Conhecimento: entenda melhor esse conceito - Mundo Educação (1)

Já os racionalistas defendiam que a origem do conhecimento é puramente racional e intelectual, não sendo necessariamente afetada pelo meio externo. René Descartes, por sua vez, é um filósofo racionalista que defende que o conhecimento verdadeiro é única e exclusivamente obra de nossos raciocínios, e que devemos desconfiar de qualquer tipo de conhecimento advindo dos sentidos do corpo, pois estes, segundo Descartes, poderiam nos enganar.

Paul Feyerabend, filósofo da ciência do século XX, ao contrário da tradição anterior, dedicou-se a defender uma ciência anarquista, livre de métodos e regras fixas, mais aberta para a pluralidade e criatividade. Em seu livro A ciência em uma sociedade livre, o pensador contemporâneo fala da importância de se libertar o trabalho científico de métodos e amarras, o que gerou críticas e um intenso debate no campo da Filosofia da Ciência e da própria ciência.

O também filósofo e estudioso de Epistemologia contemporâneo Thomas Kuhn foi um intenso crítico do trabalho de Feyerabend, pois acreditava que o essencial da ciência era a confiabilidade de seu método.

Friedrich Nietzsche fundou uma nova vertente epistemológica que ele chamou de perspectivismo, que defende a não possibilidade da pretensão positivista de basear o conhecimento, sobretudo nas Ciências Sociais e na História, em fatos, pois o que acontece é narrado a partir de perspectivas.

O livro publicado em 1874, intitulado da Utilidade e Desvantagem da História para a Vida (o segundo livro que o filósofo lançou em uma série de quatro escritos intitulada Considerações extemporâneas) centraliza a crítica de Nietzsche sobre o conhecimento histórico feito até então, baseado na busca por fatos, mas sem se dar conta de que um fato pode ter a versão ou a interpretação de uma ou mais pessoas que vivenciaram um acontecimento.

(Video) Série: Legislação Ambiental e para Recursos Hídricos - DESENVOLVIMENTO #SUSTENTÁVEL

FAQs

O que é conhecimento mundo educação? ›

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

Por que o conhecimento é uma explicação do mundo? ›

Há também duas teorias principais que explicam a origem do conhecimento, ou seja, como ele surge: Empirismo: explica que o conhecimento é adquirido a partir da experiência, do contato do sujeito com o mundo; Racionalismo: explica que todo conhecimento vem através da razão, do simples ato de pensar.

Qual é a origem do conhecimento? ›

O conhecimento tem origem na experiência. É a partir dos sentidos e das percepções que nos relacionamos com o mundo e podemos conhecer alguma coisa.

O que é o conhecimento resposta? ›

Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.

O que é o conhecimento do mundo? ›

Expressão que se refere ao conhecimento acumulado de um certo indivíduo sobre toda a realidade. Ou seja, sua experiência de vida.

Qual a importância do conhecimento do mundo para a interpretação de um texto? ›

O conhecimento lingüístico, o conhecimento textual, o conhecimento de mundo devem ser ativados durante a leitura para poder chegar ao momento da compreensão, momento essa que passa desapercebido, em que as partes discretas se juntam para fazer um significado.

Quais são os 7 tipos de conhecimento? ›

Tipos de Conhecimento
  • Conhecimento científico. Engloba todas as informações e fatos que foram comprovados com base em um método composto por análises e testes científicos. ...
  • Conhecimento teológico (religioso) ...
  • Conhecimento empírico. ...
  • Conhecimento filosófico. ...
  • Conhecimento tácito.

Quais são os diferentes tipos de conhecimento? ›

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

Quais são as principais teorias do conhecimento? ›

Uma revisão de literatura de temas relacionados as principais teorias do conhecimento é apresentada com ênfase no inatismo, na metafísica, no racionalismo, no empirismo, criticismo e fenomenologia.

Qual e o valor do conhecimento? ›

O conhecimento só tem valor se a organização for hábil o suficiente para entregá-lo a quem precisa e na hora que precisa. A frase chega ser até um cliché. O difícil é saber quem exatamente precisa.

Qual e o papel do conhecimento na atualidade? ›

Qual a função do conhecimento na atualidade? - O conhecimento é útil na medida em que contribui para a efetiva realização global do ser humano, no aspecto pessoal, social e transcendental. Possibilidade de prever problemas e dificuldades para resolvê-los com sabedoria e determinação.

Como o homem chega ao conhecimento? ›

O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.

O que fazer para ter conhecimento? ›

Como adquirir mais conhecimento?
  1. Mude o hábito aos poucos. Se você não gosta de ler, para romper a barreira do hábito, separe leituras curtas e de assuntos que atraiam a sua atenção. ...
  2. Mergulhe em sua área. ...
  3. Leia em outro idioma. ...
  4. Procure cursos online. ...
  5. Tenha um mentor. ...
  6. Faça perguntas.

Porque conhecimento nunca é demais? ›

⁠ O conhecimento nunca é demais, conhecimento liberta, conhecimento transforma, o conhecimento edifica, o conhecimento tira a venda dos nossos olhos, o conhecimento faz nós enxergarmos as coisas de uma forma diferente, e ilumina as nossas mentes, fazendo-nos enxergar mais longe e ampliando nossos horizontes e as nossas ...

Por que o ser humano está sempre em busca de conhecimento? ›

Resposta. porque o conhecimento é necessário para o ser humano. Segundo uns especialistas,para alcançar o prazer(felicidade)temos que cumprir nosas virtudes(algo que nos fomos designados a fazer),é a virtude de nos,seres humanos,e ser racional . Para ele,não basta apenas ter aquela virtude,é sim coloca-lá em prática.

O que é ler o mundo para Paulo Freire? ›

Paulo Freire afirma que a “leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1989), com isto, quer dizer que apoio na realidade vivida é a base para qualquer construção de conhecimento.

Qual foi a primeira forma de conhecimento? ›

A primeira forma de conhecimento do ser humano é a interpretação em forma do conhecimento universal, são as sensações, percepções e opiniões criada e projetada na pessoa.

Onde está o nosso conhecimento? ›

Portanto o conhecimento está em nós, em nossa capacidade criativa e inovadora de determinar nosso ritmo e descobrir o nosso método, aquilo que nos auxiliará melhor em nossa aprendizagem, assim podemos construir o nosso conhecimento, por meio da observação, reflexão e análise de dados, pois somente assim haverá ...

Como eu faço para interpretar um texto? ›

Para uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos:
  1. 1) Leia lentamente o texto todo. ...
  2. 2) Releia o texto quantas vezes forem necessárias. ...
  3. 3) Sublinhe as ideias mais importantes. ...
  4. 4) Separe fatos de opiniões. ...
  5. 5) Retorne ao texto sempre que necessário. ...
  6. 6) Reescreva o conteúdo lido.

Qual o primeiro objetivo da interpretação de texto? ›

O principal objetivo da interpretação de texto é identificar a ideia principal dele. Quando isso é feito, é possível localizar as ideias secundárias, que podem ser argumentações, fundamentações ou explicações que irão esclarecer questões.

Como ensinar interpretação de texto no ensino fundamental? ›

Dicas de Interpretação de Texto
  1. Leia todo o texto pausadamente. ...
  2. Releia o texto e marque todas as palavras que não sabe o significado. ...
  3. Veja o significado de cada uma delas no dicionário e anote. ...
  4. Separe os parágrafos do texto e releia um a um fazendo o seu resumo. ...
  5. Elabore uma pergunta para cada parágrafo e responda.

Como se dá o conhecimento de mundo pela criança? ›

Esta aprendizagem pode ser observada por exemplo, quando a criança: Demonstra curiosidade e interesse pelo que a rodeia, observando e colocando questões que evidenciam o seu desejo de saber mais. Encontra explicações provisórias para dar resposta às questões colocadas.

Qual a definição adequada de conhecimento de mundo ou enciclopédico? ›

1. Conhecimento enciclopédico. (conhecimento de mundo) É aquele que se encontra armazenado na memória de longo tempo, também denominada semântica ou social. Refere-se a conhecimentos gerais sobre o mundo - uma espécie de thesaurus mental.

Quais são os diferentes tipos de conhecimento? ›

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

O que é área do conhecimento na educação infantil? ›

Traços, sons, cores e formas

As atividades desse campo destacam a experiência dos alunos com os diferentes movimentos artísticos, científicos e culturais. Elas também incluem um contato mais próximo com a música e a linguagem visual.

Qual o papel do professor no processo de construção de conhecimento da criança? ›

Ele é percebido como um orientador, ou seja, o professor tem um papel essencial na vida da criança, pois ele é um estimulador do processo de construção da personalidade infantil, afetando diretamente a formação dos conceitos, valores, atitudes e, até mesmo, habilidades da criança.

Como as interações Professor-aluno interfere no processo de ensino e aprendizagem? ›

A interação professor-aluno não pode ser reduzida ao processo cognitivo de construção de conhecimento, pois se envolve também nas dimensões afetivas e motivacionais. Freire (1996, p. 96) aponta que: O bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento.

O que é o processo de alfabetização? ›

Alfabetização – processo de aquisição da “tecnologia da escrita”, isto é do conjunto de técnicas – procedimentos habilidades - necessárias para a prática de leitura e da escrita: as habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de decodificação de grafemas em fonemas, isto é, o domínio do sistema de escrita ( ...

Quais são os conhecimentos requeridos no processamento textual? ›

O processamento textual é uma atividade estratégica, pois os interlocutores (produtor e leitor/ouvinte) colocam em ação o conhecimento linguístico que é o entendimento da língua pelo usuário no que diz respeito ao léxico/palavras e a gramática; o conhecimento de mundo/enciclopédico que é aquele que registramos em nossa ...

O que é o conhecimento textual? ›

O conhecimento textual se forma pelos diversos tipos de textos como:narração, descrição, injunção, exposição, etc., e pela maneira que se estabelecesuas estruturas linguísticas.

O que é o conhecimento linguístico? ›

O conhecimento linguístico é compartilhado por todos os indivíduos falantes de determinada língua. Por exemplo, todos nós, falantes de português, usamos o artigo antes do substantivo, como na frase 'o menino chegou'. O artigo depois do substantivo nunca é usado, e frases como 'menino o chegou' não ocorrem.

Como se dá o conhecimento? ›

De maneira geral, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais, são eles: a consciência ou existência de um sujeito conhecedor; um objeto a ser conhecido; a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.

Qual foi a primeira forma de conhecimento? ›

A primeira forma de conhecimento do ser humano é a interpretação em forma do conhecimento universal, são as sensações, percepções e opiniões criada e projetada na pessoa.

Qual é o conhecimento considerado mais importante? ›

Conhecimento Científico: considerado o mais importante e com maior credibilidade, pois se baseia em resultados de diversas áreas de estudo, como engenharia, biologia, geologia, química, física, entre outros.

O que é o objeto do conhecimento? ›

Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.

Como o aluno constrói seu conhecimento? ›

O aluno precisa se conscientizar do sentido da construção de seu próprio conhecimento, se esforçar de forma intencional e favorável para aprender o novo se baseando no antigo. É importante mencionar a importância da memorização durante esse processo, essa é uma forma pessoal que varia de uma pessoa para outra.

Como deve ser a construção do conhecimento? ›

O conhecimento resulta da interação do sujeito com o objeto. O desenvolvimento cognitivo ocorre pela assimilação do objeto de conhecimento a estruturas próprias e existentes no sujeito e pela acomodação dessas estruturas ao objeto da assimilação.

Videos

1. O que é Atenção Primária à Saúde? Entenda como é a organização da saúde
(Enfermagem Ativa - Prof. Bruno Utzeri)
2. Preparatório para o ENEM - Redação - o que é Semântica #enem
(Super Conhecimento)
3. Introdução à Metodologia Científica - A Ciência e o Conhecimento
(Trilhante)
4. O QUE É EPISTEMOLOGIA?
(Parabólica)
5. Conceitos Básicos - Matemática Financeira #1
(Equaciona Com Paulo Pereira)
6. ENTENDA os CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS para SEE - MG com Fernando Sousa
(OS PEDAGÓGICOS)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Carlyn Walter

Last Updated: 11/05/2022

Views: 5485

Rating: 5 / 5 (50 voted)

Reviews: 81% of readers found this page helpful

Author information

Name: Carlyn Walter

Birthday: 1996-01-03

Address: Suite 452 40815 Denyse Extensions, Sengermouth, OR 42374

Phone: +8501809515404

Job: Manufacturing Technician

Hobby: Table tennis, Archery, Vacation, Metal detecting, Yo-yoing, Crocheting, Creative writing

Introduction: My name is Carlyn Walter, I am a lively, glamorous, healthy, clean, powerful, calm, combative person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.